Inumeros pacientes apresentam alterações relacionadas ao sono e resultam em transtornos durante todo o dia e o convívio social destes pacientes, pois o paciente quando não apresenta um sono efetivo e reparador que permite descançar e repor as energias para o dia seguinte e isso se torna repetitivo e acumulativo ao paciente, inicialmente os transtornos do sono refletem esse cansaço diário, irritabilidade e outros fatores, contudo podem evoluir com o tempo para problemas sistêmicos mais graves como problemas cardíacos, hipertensão entre outras alterações.
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença crônica, progressiva, incapacitante e com consequências ameaçadoras sobre o potencial de vida. Caracterizada por um colapso das vias aéreas superiores, podendo essa diminuição de espaço para passagem do ar ser completa ou parcial durante o período do sono.
via aérea obstruída via aérea normal
apnéia e ronco normal
A SAOS apresenta como sinais e sintomas o ronco, a interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono, agitação ao dormir, sensação de sufocamento ao despertar, sonolência diurna excessiva, impotência sexual, cefaleia e irritabilidade.
O ronco reflete uma alteração e muitas vezes necessita de tratamento multidisciplinar cabendo ao ciurgião buco maxilo facial quando for o caso de tratamento cirúrgico a correção de alterações dos maxilares.
A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono apresenta múltiplos sinais e sintomas entre os quais podemos destacar:
-Distúrbios Cognitivos
- Sonolência diurna
- Fadiga
- Dificuldade de concentração
- Insônia associada a ganho de peso
- Alterações de humor e irritabilidade
Em pacientes do gênero feminino é comum a queixa de fadiga, enquanto pacientes masculinos queixam-se principalmente de sonolência e crianças apresentam distúrbios cognitivos e falta de concentração e sono agitado.