A cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo promover a correta relação entre a maxila e a mandíbula e suas bases ósseas, corrigindo as imperfeições faciais relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares.
O procedimento cirúrgico é realizado todo por dentro da boca, não havendo necessidade de cortes externos através da pele. O procedimento cirúrgico realizado irá possibilitar modificações no posicionamento dos maxilares permitindo uma melhor oclusão ( encaixe dos dentes superiores e inferiores). Este novo posicionamento irá proporcionar, uma melhor condição funcional para mastigação, fonação, dicção, respiração e uma estética facial mais harmônica.
Objetivos
- Melhor relação maxilo mandibular
- Oclusão estético funcional
- Aumento das vias aéreas
- Harmonia facial
- Restabelecer o convívio social ao paciente
- Diminui susceptibilidade de doenças sistêmicas
Pacientes com estas deformidades apresentam problemas na formação dos maxilares(mandíbula e maxila) e consequentemente nos dentes não permitindo que estes tenham um encaixe perfeito, levando a dificuldades para mastigar os alimentos, na fala, na respiração, podendo ainda causar dores faciais, dor e estalos na articulação da mandíbula (ATM), ronco e apnéia do sono.
Tipos de deformidades:
Prognatismo: excesso de crescimento da mandíbula.
Micrognatismo: Excesso de crescimento do maxilar superior (maxila).
Existe dor pós cirurgia?
Geralmente não existe dor pós operatória. Os locais dos cortes no esqueleto facial são fixados com minipalacas e parafusos de titânio, os quais não permitem micromovimentos dos ossos, não havendo dor.
A boca fica amarrada?
Não, como dito anteriormente, os ossos são fixados com miniplacas e parafusos de titânio , o que proporciona resistência, portanto o paciente não sai da cirurgia com a boca amarrada.
Quais o cuidados pós cirúrgicos?
São prescritos medicamentos, os quais serão tomados pelo período adequado conforme a cirurgia realizada. Repouso por uma semana, atividades leves de 30 a 45 dias.
Quais os benefícios do tratamento?
Melhora da relação entre os dentes (oclusão) , músculos e articulação (ATM)
Melhora da respiração
Melhora da fonação
Melhora da mastigação, deglutição e digestão
Melhora do ronco e da apneia
Melhora no relacionamento social
Além de melhorar o perfil promove melhora respiratória devido o ganho de via aérea, a mentoplastia também auxilia rejuvenescer e restaurar o contorno e a proporção da face, que ajuda a criar uma maior harmonia na face.
O sorriso gengival é uma condição que acomete uma proporção considerável da população causando, muitas vezes, um problema estético e funcional para o indivíduo. Dentre as diversas causas de sorriso gengival, o desenvolvimento excessivo do osso maxilar e a hiperfunção do músculo levantador do lábio superior são uma das mais significativas. O tratamento pode ser realizado pela técnica cirurgia ortognática que envolve cortes e reposicionamento das bases ósseas ou em outros casos realizado com técnicas menos invasivas como aplicação de Botox.