Um implante dentário é um pequeno parafuso confeccionado em titânio, um metal que se mostrou tolerável e bem aceito pelo organismo sem apresentar rejeição.
A cirurgia para instalação do implante é rápida. E com uma preparação e realização tecnicamente corretas o risco é mínimo.
Normalmente, a colocação de um único implante leva em torno de vinte minutos, mas conforme o grau de dificuldade este tempo pode aumentar ou, ate mesmo, diminuir.
Conforme o caso, há a possibilidade de sujeitar o implante a esforços logo após a sua colocação e fixar de imediato a prótese definitiva. Mas, como cada tratamento com implantes visa, em primeiro lugar, o êxito a longo prazo, esta decisão deve ser tomada pelo dentista só depois de uma avaliação cuidadosa da situação clínica. Se a prótese não puder ser fixada de imediato, será aplicada uma prótese provisória até haver as condições necessárias para a fixação da prótese definitiva.
Uma boa higiene oral e consultas de controle regulares ao dentista são indispensáveis para o êxito de implantes dentários a longo prazo.
A reabilitação com implantes dentários possibilita restaurar a perda de 1 ou até mesmo todos os dentes perdidos em poucos dias.
Frente as outras opções de tratamento protético reabilitador as proteses sobre implantes permitem melhor suporte muscular, melhor fonação, melhor capacidade mastigatória, não possibilita que ocorram alterações estéticas perceptiveis nos lábios ( como flacidez labial e aspecto de envelhecimento.