Dúvidas

Dúvidas

- Para quais tipos de problema a Cirurgia Ortognática estará indicada?

A Cirurgia Ortognática é um tratamento indicado para pessoas adultas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando a restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessária uma correção óssea.

 

- É preciso colocar aparelhos nos dentes para fazer a cirurgia ortognática?

Sim. É preciso em quase todos os casos a realização da ortodontia em conjunto com o tratamento cirúrgico. Primeiramente, é realizado o preparo ortodôntico, antes mesmo da cirurgia, melhorando o encaixe dos dentes. Em seguida, é realizada a cirurgia e, finalmente, é feito um refinamento ortodôntico pós-operatório.

 

- Como é a recuperação deste tipo de cirurgia?

Não é dolorida, apenas ocorre inchaço até o terceiro ou quarto dia após a cirurgia. Depois, regride rapidamente, e os pacientes podem voltar para o trabalho (sem esforços físicos) por volta de 10 ou 15 dias após o procedimento cirúrgico.

 

- A cirurgia deixa cicatriz?

 As incisões (cortes) são feitas todas por dentro da boca, portanto, não deixam cicatrizes na pele.

 

- Quai os benefícios e riscos da cirurgia?

Melhora função mastigatória e da estética facial e consequentemente melhora da qualidade de vida. Os riscos são poucos, A cirurgia é extremamente previsível e a parestesia (diminuição da sensibilidade) é o maior risco envolvido.

 

- É preciso ficar com a boca amarrada após as cirurgias?

Não, pois a fixação óssea é feita com mini-placas e miniparafusos de titânio, que são biocompatíveis e fornecem uma imobilização o suficiente para permitir que o paciente fique com a boca aberta após a cirurgia, podendo se alimentar melhor e higienizar a cavidade bucal.
Outra possibilidade são as placas e parafusos reabsorvíveis.

 

Quanto custa uma Cirurgia Ortognática?

O custo é muito variável dependendo do tipo de cirurgia. Existem os custos da equipe cirúrgica (incluindo toda a fase de planejamento laboratorial), equipe de anestesista, internação hospitalar e materiais utilizados durante o procedimento. Na consulta inicial ou após o planejamento do caso, será estabelecido o plano de tratamento, o custo e condições de pagamento.

 

- Os convênios médicos cobrem esse tipo de cirurgia?

Sim, as cirurgias buco maxilo facias podem ser realizadas pelo convênio médico.

 

Para poder esclarecer outras dúvidas e poder esclarecer as opções de tratamento para seu caso agende uma consulta e o Dr Luiz Marcelo Cirurgião buco maxilo facial poderá conversar com você pessoalmente.