Cirurgia ortognática proporciona melhor qualidade de vida.

Cirurgia ortognática proporciona melhor qualidade de vida.

25/05/2015

Cerca de 10% a 30% da população sofre com problemas causados pela posição incorreta dos maxilares, que provoca o prognatismo (queixo para frente) ou retrognatismo (queixo para trás).

Resultado de imagem para prognatismofonte:propdental.es

 

Dentre esses aproximadamente 70% dos que procuram pela cirurgia corretiva das deformidades faciais são mulheres, principalmente com queixas estéticas. Os homens representam a minoria e em geral procuram tratamento diante da gravidade e movidos pela parte funcional do problema.

Mas a minoria sabe que a cirurgia ortognática, pode mudar sua vida, trazendo de volta a autoestima, com significativa melhora estética e eliminando desconfortos diários, como dores de cabeça e na ATM (Articulação Temporomandibular), apneia (respiração inadequada durante o sono), desvio de coluna, mastigação incorreta, obesidade, entre outros.

O diagnóstico preciso é imprescindível para avaliar a alteração do esqueleto facial, mas assim que identificado, deve haver acompanhamento profissional constante, o tratamento é realizado em parceria com um ortodontista, devido à necessidade de utilização de aparelhos ortodônticos antes e após a cirurgia e, dependendo da situação, também com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Atualmente utilizamos software de planejamento em 3D, que permite ao paciente, antes mesmo de realizar o procedimento, ver a simulação de como ficará o rosto após a cirurgia.

A cirurgia é realizada em hospital, inclusive de cobertura obrigatória dos planos de saúde,  e o paciente recebe alta no dia seguinte a cirurgia, atualmente com as novas técnicas e materiais o pós-operatório também oferece maior tranqüilidade ao paciente. 

Fonte: